segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Afinal como se encontra a África do Sul hoje?

CURIOSIDADES:

Há cidades grandes com os confortos modernos?

África tem mais do que leões, sabia? Joanesburgo, cheia de arranha-céus, tem uma área maior que Londres ou Nova Iorque. As luzes acendem, a água flui, as auto-estradas têm várias pistas e – para mal dos nossos pecados – também há engarrafamentos. Pode comer em restaurantes cosmopolitas que servem de tudo, desde sushi a hambúrguer de bife de crocodilo. Ou pode recostar-se no sofá e saltitar entre cinco canais analógicos de TV e mais de 50 digitais.

Quais são as cidades grandes?

A África do Sul tem duas capitais. Cidade do Cabo, a mais antiga, é a capital legislativa, onde está o Parlamento. Pretória, 1.500 km a norte, é a capital executiva, onde está o governo. Portas meias com Pretória – e suficientemente perto da mescla dos subúrbios dos arredores – está o centro comercial de Joanesburgo, outrora o maior centro mineiro de ouro do mundo, hoje em dia cada vez mais sede dos sectores financeiros e de serviços. A segunda maior cidade é Durban, um porto de mar em crescimento na costa oriental, rota de fornecimento da maior parte dos bens e produtos para o interior.

Posso beber água normal?

A água é de melhor qualidade do que a água de muitos países chamados desenvolvidos. A água da torneira é de boa qualidade e está disponível em qualquer lado, convenientemente tratada contra micro-organismos, com bom paladar e segura para se beber diretamente da torneira. A água de Joanesburgo, por exemplo, é tão boa como a de qualquer água engarrafada.

Consigo mesmo ver animais selvagens?

Saindo da selva das urbes de Pretória ou Joanesburgo, para chegar à outra selva e ver leões, elefantes, búfalos e centenas de outras espécies no seu habitat natural, mais cuidado e não cutuquem onça com vara curta. Uma das maiores reservas de vida animal do mundo é o Parque Nacional Kruger, com mais de um século. Atualmente faz parte de uma área de reserva maior que abrange parques de caça privados e públicos, estendendo-se para lá das fronteiras nacionais para os lados vizinhos de Moçambique e Zimbabué.
E há ainda outras razões para visitar a África do Sul: praias de areia dourada, alguns do melhores sítios de surf do globo, um cenário espectacular desde montanhas a desertos, ecossistemas que não existem em nenhuma outra parte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário