Depois do Apartheid
Em 1989, Frederik Willem de Klerk foi eleito presidente da África do Sul e, em fevereiro de 1990, deu início ao processo de encerramento do apartheid.
Aboliu todas as leis segregacionistas que restavam, liberou presos políticos, como Nelson Mandela,e retirou acusações contra organizações como o Congresso Panafricanista e o Congresso Nacional Africano.
Em 1993, Mandela e de Klerk ganharam, juntos, o prêmio Nobel da Paz.
Em 1994, Mandela subiu ao governo como presidente nas primeiras eleições livres no país.
Durante seu governo, tratou dos temas sociais, como desemprego, moradia e crime, que foram deixados de lado durante os anos sombrios do apartheid. Um importante passo foi a criação da Comissão para a Verdade e Reconciliação, em 1994. A Comissão buscou a unificação da África do Sul como país e a reconstrução de uma identidade, visto que décadas de Apartheid haviam fragmentado a sociedade.
Mandela deixou a presidência em 1997, substituído por Thabo Mbeki , que se tornou presidente em 2000 e mudou a direção do governo para o crescimento econômico e não mais para a reconciliação. Foi reeleito em 2004, prometendo reduzir a pobreza, estimular o crescimento econômico e combater o crime. O atual presidente da África do Sul é Jacob Zuma, trabalhando em muitos programas que propõem levar serviços sociais básico à maioria da população, têm sido lançados e desenvolvidos desde que a democracia foi levada à África do Sul. Aos poucos, o acesso à educação e ao emprego aumenta, apesar das dificuldades que impõem as marcas profundas da desigualdade e do preconceito deixadas pelo apartheid.
<<<<<<<<>>>>>>>>
ResponderExcluirEu sou muito mais ÁFRICA DO SUL!!!!
ResponderExcluir