segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

APARTHEID = PRECONCEITO



APARTHEID
                         
           O apartheid, que quer dizer "separação" na língua africânder, foi uma política de segregação racial adotada formalmente. Ou seja, a constituição sul-africana antiga, claramente discriminava negros, asiáticos e mestiços, também rotulados como "não-brancos", mesmo que aqueles formassem a maioria da população do país.
Como todo fato histórico, o apartheid teve fatos que levaram aos acontecimentos e fatos que se seguiram.
                                                     Durante o Apartheid
A separação efetiva entre brancos e não-brancos aconteceu com a implementação, pelos ingleses, de um sistema de passes em Cape Colony e Natal, durante o século XIX. Esse sistema de passes foi concebido para controlar o fluxo de não-brancos para a área dos brancos.
No início do século XX, os descendentes europeus começaram a criar e pôr em prática leis que garantissem sua supremacia sobre os negros.
O objetivo era usurpar todos os direitos, básicos ou não, de negros e pessoas de outras raças que não a branca.
Algumas das leis segregacionistas criadas foram as seguintes:

-Os não-brancos não podiam ter negócio próprio nas áreas denominadas como "África do Sul Branca" sem permissão. Além disso, era proibido aos negros empregarem brancos;
-Todo transporte e áreas públicas separavam brancos de não-brancos;
-Aos negros era vetado trabalhar ou viver nas áreas brancas, a menos que tivessem um passe denominado 'dompas' (do africâner, "passe idiota");

  

-Nas áreas para negros, raramente havia infra-estrutura como eletricidade e saneamento básico;
-Os hospitais também eram separados: aos os brancos se ofereciam serviços e pessoal da melhor qualidade, enquanto que, para os negros, os hospitais eram precários em fundos, equipamento e pessoal;
-Às crianças negras era ensinado apenas o necessário que lhes permitisse trabalhar para os brancos;
-O casamento entre brancos e negros era proibido;


-Os brancos não podiam ser presos pela polícia dos negros, mas criminosos negros eram severamente punidos pela polícia branca;
-Era vetada a entrada de negros em cinemas e teatros brancos. Os raros que admitiam negros separavam uma área para eles, geralmente os piores lugares;
-Passarelas, cinemas do tipo drive-in, cemitérios, parques, calçadas, banheiros públicos e táxis também eram separados.

Essa criação de leis restritivas aconteceu até o início da década de 1970.
Manifestações contra o regime do apartheid e conflitos entre brancos e negros já ocorriam desde o início do século XX. As populações negras, vítimas de toda sorte de agressão física, psicológica e moral, nunca se contentaram com sua situação muitas vezes subumana. De início, era dada ênfase a uma luta pacífica, diplomática, entre o governo branco e organizações negras, como o Congresso Panafricanista e o Congresso Nacional Africano.
Essa resistência pacífica teve fim com o Massacre de Sharpeville, em março de 1960, quando manifestantes negros foram mortos ou feridos por policiais brancos por reivindicarem o fim da lei de passes. Esse fato ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul.
Massacre
Desde então, o Congresso Nacional Africano, comandado por Nelson Mandela, optou por conflitos armados e violentos. Houve atentados a bomba em restaurantes, shopping centers e prédios governamentais, matando oficiais do governo e civis inocentes. Mandela foi capturado e condenado à prisão perpétua por traição e sabotagem e enviado à Ilha de Robben, prisão oficial durante o apartheid.
Mesmo após a Assembléia Geral das Nações Unidas ter aprovado uma resolução que condenava o apartheid na África do Sul e ter solicitado aos países-membros que aplicassem sanções econômicas, militares e até desportivas ao país, somente a partir de 1975 os ventos começaram realmente a mudar.
Aos poucos, essas ações internacionais isolaram a África do Sul, que se viu obrigada a tornar o apartheid mais leve. Algumas leis racistas foram abolidas, mas a segregação e a violência ainda continuaram pelos anos seguintes.







Um comentário:

  1. Esse blog da ÁFRICA DO SUL tá muito bom ,vamos lá mostrar que a ÁFRICA DO SUL tem um pedacinho existindo aqui no Brasil .
    E de preferencia no Irapuan especificamente na sala do 2º"A"...
    <<<<<<<<<<2º"A" É CAMPEÃO>>>>>>>>>
    <<<<<<<<<<2º"A" É CAMPEÃO>>>>>>>>>

    ResponderExcluir